brânquia
substantivo feminino
Discussão histórico-etimológica
O étimo é o latim branchia, ae, empregado desde a Antiguidade já com o sentido de "órgão respiratório dos peixes", conforme atesta o Oxford Latin Dictionary. Em latim, é um empréstimo do grego βράγχια, com o mesmo sentido, que já é atestado em Aristóteles (de acordo com o dicionário de Liddell, Scott e Jones). Em português, é certamente palavra erudita, visto não haver atestação anterior a fins do século XVIII.
O dicionário Houaiss informa que a primeira atestação é de 1782 e está registrada no Dicionário Histórico do Português Brasileiro (https://dicionarios.fclar.unesp.br/dhpb/). Trata-se do texto de Francisco Antônio de Sampaio "Historia dos Reinos Vegetal, Animal, e Mineral do Brazil, pertencente à Medicina" (https://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss22949/mss22949.pdf), cujo manuscrito, escrito em 1782, permaneceu sem publicação até 1971, no vol. 89 dos Anais da Biblioteca Nacional (https://hemeroteca-pdf.bn.gov.br/402630/per402630_1969_00089.pdf).
Definições
1. Órgão responsável pela respiração nos peixes e outros animais aquáticos; guelra.
branchias (plural)
A gûela he a parte do tronco, que corresponde ás barbatanas das branchias, ou guelras, e que está posta entre as mesmas. fig. 4. c.
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 44 )