caule
substantivo masculino
Discussão histórico-etimológica
O étimo é o latim caulis, atestado desde a Antiguidade (segundo o Oxford Latin Dictionary), que significa “tronco, talo das plantas, couve”, mas que é palavra erudita, adaptada como um latinismo no século XVIII (como fica evidente pela conservação do ditongo [au] e do [l] intervocálico).
No século XVIII, os sentidos de “caule” e de “tronco” são distintos dos sentidos atuais, de modo que parece haver uma concorrência entre os dois termos. Conforme apontado também no verbete “tronco” deste dicionário, Brotero (1788, p. 20) apresenta um trecho obscuro, em que parece contradizer-se a respeito do significado de “caule”: “Os antigos davaõ o nome de tronco (truncus) ao troço ascendente das plantas lenhosas, e o de caule ou talo (caulis) ao das herbaceas; mas hoje a palavra tronco está adoptada por hum termo geral de que o caule he huma especie”, ou seja, para o autor, “tronco” é um termo genérico, do qual “caule” é uma espécie. Porém, logo em seguida, Brotero também afirma que se pode falar que “o choupo tem hum caule lenhoso” e que “a alface tem hum caule herbaceo", ou seja, parece empregar “caule” também como termo genérico.
Vandelli (1788, p. 196), de modo similar, afirma que “truncus” e “caulis” (em latim) são espécies de “truncus”, e parece implicar que em português há uma relação de sinonímia, no trecho “Tronco, ou caule” (p. 196).
Definições
1. Tronco das plantas herbáceas e similares.
caule
Rostellum. He a parte simples do corculo descendente, ou a base da plumula, que forma a raiz, formando a plumula o tronco, ou caule.
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 278 )
caule
M. dos alqueives, com folhas indivisas; caule estirado; flores variegadas de branco e purpureo.
(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 348 )
caules (plural)
— Divaricatus. Opposto ao coarctado, ou apertado, quando o tronco lança muitos caules perto da terra sendo muito distantes entre si, e formando com o tronco hum angulo obtuzo.
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 206 )
caules (plural)
A raiz denteada (dentata), que se diz ordinariamente ter producçoẽs pontudas, direitas, curtas, da consistencia da raiz, laxas e distantes, he huma verdadeira raiz escamosa, e a Oxalis acetosella que se dà por exemplo, o demostra evidentemente: assim como as escamas pontudas dos caules senaõ chamaõ dentes, do mesmo modo devem ser as das raizes, e este he o meyo de evitar termos desnecessarios.
(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 16 )
Caule
— Scandens. Caule que sobe pelos corpos vizinhos sustentado pelos seus capreolos, ou Elos. Clematis vitalba. Vitis.
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 201 )