maléolo

substantivo masculino

Discussão histórico-etimológica

O étimo é o latim científico malleolus, i, que já era empregado com o sentido de "proeminência do tornozelo" desde pelo menos o século XVII, como se observa, por exemplo, na obra "Anatomia" de Domenico Marchetti, 1656 (https://www.google.com.br/books/edition/Anatomia/4fQGAAAAcAAJ). No latim da Antiguidade, malleolus é o diminutivo de malleus, i "martelo", ou seja, designava um pequeno martelo; segundo o Oxford Latin Dictionary, também poderia designar a cruzeta (técnica de jardinagem que consiste em cortar um ramo em forma de cruz ou martelo, para plantá-lo) ou, ainda, um dardo incendiário. Assim, aparentemente, a forma latina malleolus passa a designar a proeminência do tornozelo pela sua semelhança com um pequeno martelo, em período posterior à Antiguidade (possivelmente pós-Renascimento), e passa ao português como um decalque erudito.

Definições

1. Proeminência óssea da articulação do tornozelo.

malleolos (plural)

18 A parte superior da perna, e anterior, se chama joelho, a posterior poplite, ou curva da perna; a perna pela parte inferior, junto ao peito do pè tem dous ossos, que se chamaõ Tornozellos, ou malleolos, hum interior, outro exterior.

(Fonte: SANTUCCI , 1739 , Anatomia do Corpo Humano , p. 10 )

malleolo

9 O quinto he o Tibial posterior; nasce da parte posterior do osso da Tibia, passa pela fixura, que esta no lado malleolo interno, e acaba na parte interna do osso navicular.

(Fonte: SANTUCCI , 1739 , Anatomia do Corpo Humano , p. 400 )