mamais
substantivo masculino plural
Discussão histórico-etimológica
O étimo desse termo é o latim científico mammalia, forma neutra plural, cujo singular é mammale. Ambas as formas latinas, singular e plural, são encontradas em textos em latim científico. Por exemplo, o singular aparece na dissertação "Siren Lacertina" de Osterdam, de 1766 (https://www.google.com.br/books/edition/Dissertationes_variae/05TxdEZ4ezsC); o plural aparece na dissertação "Fundamenta Ornithologica" de Backman, de 1765 (https://www.google.com.br/books/edition/Dissertationes_variae/YqZ7sGjyOMIC). O gênero neutro latino é explicado por ser provavelmente uma redução da expressão animal mammale (ou seja, "animal mamal", "animal provido de mamas"), expressão essa presente, por exemplo, na referida obra "Siren Lacertina" de Osterdam. Assim, o termo português é uma adaptação da forma latina.
Em português, antes de Vandelli, o termo já aparece (grafado "Mamaes") empregado no "Compendio de Observaçoens..." de José Antônio de Sá, de 1783. Assim como Vandelli, Sá também emprega esse termo sempre como substantivo e sempre no plural, razão pela qual optou-se por registrá-lo no plural neste dicionário.
O termo "mamal" está registrado como adjetivo no dicionário Caldas Aulete ("Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguêsa", edição de 1958, publicado no Rio de Janeiro pela ed. Delta), que afirma que a sua forma latina seria Mammalis.
Definições
1. Animais que têm mamas.
Mammaes
Que naõ tem mais, que hum buraco em cada parte, como nos Mammaes; mas estes saõ muito raros.
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 53 )
MAMMAES
CLASSE I MAMMAES
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 1 )
mammaes
Nos mammaes he hum circulo de pelos de huma côr diferente dos outros, ou mais compridos, que se acha no pescoço.
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 3 )