Critérios lexicográficos

Descrevem-se aqui os critérios adotados na seleção das entradas e na elaboração dos verbetes.

Nomenclatura

Prevê-se que o Dicionário conterá a totalidade dos termos presentes no córpus analisado, ou seja, todos os substantivos, adjetivos e verbos (inclusive os formados por mais de uma palavra) que designam conceitos científicos relacionados às ciências biológicas e que ocorram nos textos que compõem o córpus. Por ser uma obra de natureza histórica, considera-se como referência a ciência da época dos textos analisados; ou seja, uma unidade lexical é considerada um termo se ela designava um conceito científico no período de circulação da obra, independentemente de esse conceito ser aceito ou não pela ciência do século XXI.

Como a totalidade dos termos é um objetivo ideal, a ser atingido no longo prazo, optou-se por disponibilizar os verbetes à medida que são incluídos.

Informações presentes nos verbetes

Cada entrada do dicionário contém:

  1. Classe gramatical;
  2. Definições;
  3. Contextos de ocorrência;
  4. Formas variantes gráficas;
  5. Informações histórico-etimológicas.

No caso dos termos polissêmicos, as definições estão numeradas e os contextos de ocorrência estão agrupados juntamente com a definição correspondente.

O campo das variantes gráficas inclui as formas variantes do termo encontradas no córpus.

O campo das informações histórico-etimológicas traz uma discussão a respeito da etimologia do termo, com hipóteses a respeito de sua origem, as primeiras atestações na língua portuguesa, eventuais mudanças de significado pelas quais o termo passou ao longo da história e outras informações que os autores julguem relevantes para uma maior compreensão do termo. Os critérios para a descrição da etimologia são encontrados neste texto.

Como citar este texto:

MARONEZE, Bruno. Critérios lexicográficos. In: MARONEZE, Bruno (org.). Dicionário Histórico de Termos da Biologia. [s.d.]. Disponível em: http://www.dicbio.fflch.usp.br/documentacao/criterios/. Acesso em: 27 Dez 2025.